Depois de semanas de análise, o Dnit aceitou o pedido de prorrogação de prazo por parte dos dois consórcios que fazem a duplicação da Travessia Urbana de Santa Maria. Com isso, o prazo oficial passará a ser 30 de junho de 2023, com um ano a mais para concluir as obras.Apesar de estar insatisfeito com o ritmo das obras, o Dnit entendeu que essa saída seria a que teria menos prejuízos à população, pois se rompesse os contratos por falta de cumprimento dos prazos, a construção seria totalmente paralisada e poderia levar anos para ser retomada. É que seria necessário fazer uma demorada análise de tudo o que foi feito e quais serviços faltaram, de forma detalhada.Claro que isso não é o ideal, pois a obra deveria já estar pronta, mas seria mesmo pior se houvesse paralisação total da obra até fazer nova licitação. Ainda não será um ritmo acelerado, mas tomara que, desta vez, as promessas de prazos sejam cumpridas.
OS NOVOS CRONOGRAMAS DE OBRAS
No lote 1, entre o Trevo do Castelinho e o da Uglione, a nova previsão do Dnit é que os trabalhos voltarão a ser intensificados a partir de julho, com mais operários na obra. Até então, cerca de 10 trabalhadores fazem o serviço, de forma lenta. Ontem, equipes estavam transferindo a estrutura do canteiro de obras (um abrigo provisório, na foto acima) do viaduto da Duque para o da Uglione. Os trabalhos seguem na instalação de ferragem e concretagem da parte superior dos pilares do segundo viaduto. O Dnit estima que, em novembro, vai ter condições de içar as vigas e instalá-las sobre os pilares, ligando um pilar ao outro – será sobre essas vigas que serão feitas as pistas para os veículos passarem. Dessa forma, o segundo viaduto da Uglione deve ser concluído no 1º semestre de 2023, com um atraso de pelo menos três anos. Logo em seguida, será feito um pequeno viaduto sobre a rotatória da Uglione.
Hospitais ameaçam romper com IPE SaúdeA partir de dezembro, o novo cronograma prevê que as construtoras seguirão as obras das trincheiras (pistas abaixo do nível do solo), que devem ser a última obra a ficar pronta, sendo entregue até junho do 2023. Essas pistas da trincheira permitirão que veículos passem pelo trevo da Uglione, nos sentidos Itaara-São Sepé e vice-versa, sem precisar parar. Antes, até início de julho, será colocada a camada definitiva de asfalto sobre toda a pista antiga, entre o Castelinho e a Uglione, e corrigidas as falhas no asfalto na pista nova da duplicação.
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Conforme a coluna já havia antecipado na semana passada, já havia acordo para a prorrogação das obras por mais um ano no lote 2 da rodovia, mas o Dnit informou que há condições de concluir totalmente esse trecho até dezembro. Inclusive, é isso o que vai cobrar do consórcio responsável pelo lote 2, que vai da reta da Urlândia até a ponte do Arroio Taquara, perto da Ulbra. Ali, falta concluir duas passagens inferiores. Na Urlândia, foi feita a escavação e, na 1ª quinzena de junho, o cronograma prevê a construção das estacas de fundação. Depois, seguirá a obra, que deve se estender ao longo deste ano.
Vereadora de Cruz Alta recebe vídeo de homem se masturbando com a foto delaA outra passagem inferior é a da Rua Capitão Vasco da Cunha, que está mais adiantada, mas que havia ficado paralisada por um bom tempo. Em breve, segundo o Dnit, será feita a retirada de postes, que estão colados à estrada, e serão feitas as divisórias centrais da pista para permitir que o trânsito no sentido Santa Maria-São Pedro do Sul já seja transferido para a parte superior da passagem inferior. Com isso, será possível concluir o aterro da outra pista que falta. A obra nesse trecho deve ser concluída nos próximos meses, mas acabar ainda este ano. Também até dezembro o Dnit estima concluir a passarela que fica ali perto da Vasco da Cunha – no mesmo local, foi feito um quebra-molas de forma provisória.
Iluminação deve ser concluída em três meses
Quanto a uma queixa muito recorrente dos motoristas, que é a escuridão na rodovia, o Dnit acredita que o problema será solucionado definitivamente daqui a dois ou três meses. É que os consórcios dos dois trechos contratarão equipes para fazer a revisão de toda a iluminação e o conserto. No caso do Trevo da Uglione, é possível que seja instalada fiação aérea, para reduzir o risco de novos furtos de fios. Os planos são concluir 100% da iluminação e entregá-la para a prefeitura assumir a manutenção. O Dnit só fica responsável pela iluminação durante as obras de duplicação.
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